Com o objetivo de evitar transtornos com as cores é imprescindível que o layout seja enviado em padrão CMYK. Para isso, você deve observar se existe algum objeto em outros padrões, como RGB ou PANTONE®. É muito simples saber se há algum objeto ou imagem em outro padrão de cor. Clique no menu Arquivo>Propriedades do documento. Veja se existe bitmaps ou preenchimentos em outros padrões como mostra a imagem abaixo:


 

Se existir, volte para o layout e converta-os em CMYK. A alteração poderá ser feita na paleta de cores padrão do CorelDRAW®. Já as imagens, é necessário convertê-las em Bitmap CMYK.


Dica: No caso de preto chapado, se quiser um preto mais vivo, utilize a combinação C30% M0% Y0% K100%, caso contrário o preto poderá sair com tons acinzentados.


 

Quando utilizar o degradê de uma cor sólida para o preto, normalmente ficará uma tonalidade mais acinzentada no meio do degradê. Para isso que isso não aconteça, acrescentamos 100% da cor sólida no preto. Veja os exemplos:

 

Importante: Essa diferença ocorre em qualquer software de edição configurado para o modo de cor CMYK.


Dica: Caso queira deixar outras cores do degradê mais reforçado, que não seja exatamente o AZUL, AMARELO E MAGENTA, basta fazer a adição do preto. Veja um exemplo abaixo: